ZINE MARÍTIMAS | VOL.10 | dezembro DE 2023
DEUSA EX-MACHINA: Sci-fi, Distopia & Afrofuturismo
Com textos e artes de: Carolina Menezes, Daniela Fantin, Danielle Freitas, Filomena Chiaradia, Gabriela Porto Alegre, Janaina Vieira, Jaque Machado (convidada), Juliane Vicente (convidada), Larissa Nunes, Larissa Prado, Lidiane Dutra (participação especial), Liana Timm, Lilian Ney, Lucilene Canilha Ribeiro, Maria Archanjo, Mariana Gomes, Pâmela Da Conceição, Sabrina Dalbelo, Sandra Lee Ribeiro e Thaise Nardim.
Corpo editorial: Juliana Blasina e Suellen Rubira.
EDITORIAL
E assim chegamos ao nosso décimo volume: Deusa Ex-machina
encerra e codifica o terceiro ano de existência da zine marítimas, reunindo trabalhos de distopia, sci-fi e afrofuturismo produzidos por 20 autoras de diferentes partes do Brasil.
Como sugere a sabedoria do terceiro olho aberto (e um tanto exausto) da alien, criada por Lidiane Dutra, em nossa capa, os trabalhos aqui ofertados à deusa desvendam os segredos da viagem no tempo, a única possível:
aquela que remonta passados com os aparatos que nos foram herança, e imagina futuros ficcionais e impossíveis, como todos os futuros são.
Máquinas e espíritos, pílulas, raízes e engrenagens se fundem em constructos absurdos que catalogam formas de controle e anestesia e traçam estratégias de fuga, como as que escrevemos umas para as outras desde o início dos tempos.
E também para a outra que seremos, daqui a pouco, em um presente próximo ou distante - afinal, que registros estamos deixando para elas?
No próximo ano, teremos mudanças no projeto da zine. E conquistas a celebrar, como nossa primeira edição impressa, que chegará em 2024 fomentada pela Lei Paulo Gustavo de Rio Grande, e ainda os postais com capa e QR Code para a leitura de cada volume, que passamos a distribuir em 2023, graças ao apoio de nossas autoras, leitoras e leitores. Conquistas importantes que foram construídas, peça por peça, desde o nosso começo, em 2021.
Agradecemos a cada pessoa que lê, apoia e espalha a zine e, principalmente, as quase 200 autoras-transgressoras que já passaram por nossas páginas. Pois a mulher que escreve não espera intervenções mágicas, divinas ou extraterrestres. Ela traça caminhos e encontra forças no coletivo para convocar sua Deusa a descer da máquina, burlar o sistema e fazer a transformação. Obrigada!
🌊 Para ler gratuitamente a Zine Marítimas, volume 10 >> DEUSA EX-MACHINA: Sci-fi, Distopia & Afrofuturismo << clique aqui.
0 comentários