Uma zine feminista invadiu a praia

Do conjunto de deslocamentos, de avanço e recuo, de ação e reação que molda o ser e o fazer artístico das mulheres, como o movimento periódico e potente das águas do mar, nasceu MARÍTIMAS: uma zine feminista fundada em Rio Grande por Juliana Blasina, Lidiane Dutra e Suellen Rubira, a fim de reunir textos e ilustrações produzidas por mulheres em suas pluralidades, referente às diversas pautas da luta feminista. 

Marítimas emerge de um desejo conjunto de divulgar o trabalho artístico e intelectual de mulheres rio-grandinas - que ainda habitam a terrinha, ou que já partiram mundo afora -, visto que ainda somos nossas principais difusoras, organizadoras e produtoras. 


Somos três criaturas com pacto na palavra e na imagem, portanto começamos o nosso ritual de boas vindas com uma definição: 

Maré: substantivo feminino; movimento regular e periódico das águas do mar; estado de ânimo; disposição; conjuntura: circunstâncias que ocorrem num dado momento; multidão: uma maré humana invadiu a praia.

Ainda, a maré é comandada pela lua - símbolo feminino por excelência.

Banhamos os nossos corpos marcados pela experiência de ser mulher nas águas das nossas vivências em sociedade e nossa produção artística, que reflete o conjunto e o conjuro com outros corpos e subjetividades. 

Estamos empolgadas para receber os trabalhos de vocês, ansiando por diversidade, por pluralidade - aspecto que todas nós celebramos! 

Nosso primeiro volume, "à deriva", está com chamada aberta para submissões

Vem com a gente. 

0 comentários