Ano 2 | Vol 06: Mulheres e sociedade #forabolsonaro


para ler ou fazer download gratuito, clique na imagem.

Marítimas volume 6: Mulheres e sociedade #forabolsonaro

Corpo editorial: Juliana Blasina e Suellen Rubira

com poemas de 
Beatriz Ras @biaras com 

Carla Viceconti @photo_logias

Carolina Alves @poemasemfiltro

Grazielle Mendes @grazimendessoares

Golondrina Ferreira @golondrina.ferreira

Inês Lempek @iness_lp.k

Iolly Aires @dissolvendoempoesia

Juliana Blasina @blasina_ju

Larissa Nunes @resist.lari

Lena Fuão @lena_fuão

Lorena Dias @lorena_madeinpara

Marta Mendes @mart.fm

Mariam Pessah @mariampessah

Raquel Souza @raquelrolandosouza

Sabrina Dalbelo @sabrinadalbelo

Sara Albuquerque @leituraquesara

Thamires Bonifácio @acartomante__


minicontos de
Jacqueline Carteri @kacque
Maura Fischer @mauraffischer

contos de 

Giulia Guadagnini @giuliaguadagnini

Jaque Machado @jaquemachadoescritora

Malu Siqueira @malusiqueiraa


artigos de

Elisa Hartwig e Bianca Roso @e_hartwig @biancaroso

Monique Bonomini @monicabonomini


& fotografias de @Suellen Rubira  



Editorial

 “Pode ir pensando no editorial, pois hoje começo a diagramar a zine”, essa foi a mensagem da Ju em um dia desses que a gente não tem muita consciência do espaço-tempo, um dia perdido na suspensão do sonho, no véu amorfo do futuro que promete ser de águas claras, ainda que com suas turbulências.


Escreve o editorial. Fiquei pensativa, entre o choro engasgado na garganta e a raiva, ensaiando frases que trouxessem - mais uma vez - os crimes, os absurdos, a vergonha de Jair Bolsonaro.


Mas decidi que não.


O grito de revolta, o absurdo que é difícil de nomear, foi muito bem elaborado e expresso por nossas autoras. Cada uma delas, à sua maneira, dando o nome oficial ou brincando com a figura patética que Jair representa, cimentou na história dessa zine tudo aquilo que repudiamos e que não queremos mais repetir. Por essa razão, não falo nele, não


A esperança é uma coisa esquisita pra mim, sabe? Sempre quando começo a criar esse projeto de sonho mental, o frio na barriga ataca e diz: e se der errado? Pelas mais diversas razões, aprendi a desconfiar da esperança, a me defender daquilo que geralmente a vida não me dá e desaprendi a ansiar coisas boas.


Mas decidi que (dessa vez) não.


Está tão perto, tudo parece tão possível. Depois de 4 anos afogadas, sustentando os braços em troncos de árvores perdidos na correnteza, nós vamos chegar à superfície. Vamos, enfim, respirar por nós e por aqueles que buscaram o ar e não tiveram. Isso não é o acaso. Nem o bem nem o mal duram pra sempre e estamos chegando ao fim de uma era terrível. A mais terrível para nós, uma era que já não existe mais para as mais de 600 mil pessoas que morreram em decorrência de uma péssima gestão do presidente durante a pandemia. 


O volume 6 da Zine Marítimas está emocionante a cada verso. Eu ia falar mais um pouco,


Mas decidi que não.


Boa leitura!


Suellen Rubira


***

uma nota de Juliana Blasina

Termino a diagramação deste volume enquanto me recupero da covid. É minha primeira vez com a doença que matou 686 mil pessoas nos últimos dois anos no Brasil. Sou um dos 4,7 milhões de casos. E se estou viva, ainda que exausta e trocando os pés de sapato, como fiz hoje de manhã, dou graças às quatro doses de vacina que o SUS me ofertou: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer, a coleção quase completa. Reúno todas as energias que me restam e ponho aqui, no fechamento desta publicação feita por mulheres que sobrevivem e não se esquecem a que custo. Domingo vestiremos vermelho, ergueremos os braços e acenderemos a estrela da esperança que iluminará o breu dos nossos últimos anos. Eis aqui uma centelha.


#forabolsonaro

Convidamos você a LER E APOIAR a zine: compartilhe nas redes sociais e fora delas. 

Leia ou faça o download da zine Marírimas - volume 06 >>  gratuitamente << clicando aqui.

0 comentários