Chamada aberta para o vol. 2 - Contra a maré: raiva, revolta e outros remos

 Chamada Zine Marítimas – vol. 2 – Contra a maré: raiva, revolta e outros remos







Bem-vindas a nossa segunda chamada para publicação!

O volume 1 (clica aqui para ler) foi um sucesso. Esperamos que nossas autoras estejam se sentindo acolhidas e valorizadas, pois trabalhamos muito para atingir esse objetivo.

O segundo volume da zine Marítimas dá continuidade à narrativa que iniciamos com o primeiro: se antes pusemos no mar nosso barco metafórico e nos vimos à deriva, agora remamos, mas com que forças?

Intitulado “Contra a maré: raiva, revolta e outros remos” nosso volume 2 traz um tema mais abrangente. Não só os desafios evidenciados durante a pandemia, mas aqueles que temos aguentado desde muito antes e os meios que encontramos para fazê-lo: via contorno ou via confronto/enfrentamento? A raiva, a revolta e outros sentimentos possíveis como forças propulsoras para mover o nosso barco e atravessar as intempéries.

Qualquer reflexão, tensão e conflito são bem aceitos neste volume.

Outra novidade é que abrimos a chamada para todo o Brasil. Bora avisar as amigas de longe e participar!


Como será feita a seleção?

Agrupamos os textos que tragam um olhar diferente sobre o nosso entorno, imagens que desafiem o status quo e os estereótipos. Histórias que transfigurem o endeusamento de certas funções desempenhadas por nós, mulheres. Ainda, acreditamos muito na pluralidade de vozes e fazemos de tudo para que nossa revista possua diversidade.   

Continuamos com nossa seleção de ensaios, crônicas, contos, poemas e imagens (foto/ilustração/colagem), mas, dessa vez, temos algumas diretrizes. Vamos a elas:


  • Você pode enviar até DOIS textos, para que possamos escolher entre um ou outro. Tamanho: máximo de UMA página (Word) cada;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5;
  • No caso das imagens, cada artista pode enviar até quatro trabalhos; as imagens devem ter boa resolução e acompanhar título e uma breve descrição de sua composição; 
  • Caso envie texto e imagem, é possível que façamos a conjunção dos dois, como aconteceu no nosso volume 1;
  • Enviar minibiografia de até seis linhas (Word) e contatos das redes sociais; 
  • Uma vez selecionada, é fundamental que a artista se comprometa com a divulgação da zine - afinal, você será parte dela.



Envie seu trabalho até o dia 15 de maio, pelo e-mail: zinemaritimas@gmail.com

O resultado será divulgado na primeira quinzena de junho.



Participe e chama as amigas! Estamos ansiosas.

Um abraço,


Suellen Rubira e Juliana Blasina

equipe marítimas (volume 2)

0 comentários