MARÍTIMAS VOL 02 | CONTRA A MARÉ: RAIVA, REVOLTA E OUTROS REMOS (LEIA JÁ)

 

Capa: Contra a maré, por Juliana Blasina (colagem artesanal com finalização digital)


EDITORIAL

por Suellen Rubira

O segundo volume da zine Marítimas dá continuidade à narrativa que iniciamos com o primeiro (<< clique aqui para ler o vol. 01): se antes pusemos no mar nosso barco metafórico e nos vimos à deriva, agora remamos, mas com que forças?

Intitulado “Contra a maré: raiva, revolta e outros remos” nosso volume 2 traz um tema mais abrangente. Não só os desafios evidenciados durante a pandemia, mas aqueles que temos aguentado desde muito antes e os meios que encontramos para fazê-lo: via contorno ou via confronto/enfrentamento? A raiva, a revolta e outros sentimentos possíveis como forças propulsoras para mover o nosso barco e atravessar as intempéries.

A segunda fase do trajeto da zine Marítimas chega assim: com remadas fortes, mas cansadas. Durante a transição do volume 1 para o volume 2, nossa equipe foi reduzida. O motivo? A vida, o trabalho, a pandemia, o trabalho, o Brasil. Nós sentimos muito a saída da Lidy (Lidiane Dutra), por conta de tudo o que ela agrega para nós como profissional e como pessoa. Depois de processar a despedida, eu e a Ju ponderamos se era viável continuar e, no meio do olho do furacão, nos comprometemos a fazer o volume 2 com paz e muita calma, em oposição ao tema proposto – extravasar a raiva surgida de um momento tão turbulento como foi enfrentar os desafios da pandemia e, mais do que nunca, tirar forças de algum lugar para ir contra tudo isso.

Uma vida de lutas não é novidade para nenhuma mulher. Conscientes ou não de suas condições, cada uma vivencia ou vivenciou preconceitos, abusos (sexuais e psicológicos), assédio (moral, sexual ou psicológico), sobrecarga, sentimentos de culpa e a lista pode se estender por mais algumas linhas.  Conscientes de que na cadeia de injustiças nós somos privilegiadas – o que deveria ser, na verdade, um direito básico –, eu e a Juliana Blasina estamos aqui convidando vocês, com nosso coração cheio de alegria, para experimentar esses textos, poemas e imagens que expressam tanto o que, às vezes, só a voz não consegue dar conta. 

Para melhorar a travessia de remadas intensas, convidamos duas mulheres que admiramos demais: a poeta Lilian Rocha e a escritora e editora da revista feminista La Loba, Carolina Panta. Somos eternamente agradecidas por esse momento de união de forças, de relatos e de experiências tão diversas da literatura e da vida. 

Leitoras e leitores da Marítimas, vocês têm em mãos um material precioso: 20 artistas compartilham com a gente suas mais intensas e íntimas experiências de remo e revolta. Convidamos todas e todes a apreciar a revista, a compartilhar essa experiência nas redes sociais e na vida. 

Leia ou faça o download da zine Marírimas - volume 02 >>  gratuitamente << clicando AQUI.


1 comentários